Antes de apresentar os resultados dos testes e a minha avaliação ,vamos começar pelos dados técnicos:
Fabricante: BAM(China)
Calibre:4,5 mm(.177)
Potencia:160 m/s
Comprimento:104 cm
Coronha:Madeira pintada
Peso:3,2 Kg
Miras: Massa de mira fixa e alça de mira regulável com trilhos para suporte de 11mm
Cano: fixo com alma raiada de 45 cm
Sistema:Acionamento por alavanca inferior,tiro a tiro,com carregamento direto no cano através da janela que se abre quando a alavanca é basculada.
Embora o fabricante informe que a sua velocidade é de 160 m/s;no cronógrafo a carabina utilizada nos testes alcançou mais de 198 m/s.É claro que o forte dela não é a potencia,mas,isto nos encorajou a fazer o seguinte teste de potência:
Atirei numa lata de cerveja cheia de água a 10 metros de distancia e o resultado foi muito bom,como vocês verão na foto a seguir:
O chumbo atravessou completamente a lata cheia,deixando um rombo considerável na saída.E olha que utilizamos munição Rifle,que é uma munição comum.
Vamos nos deter agora na principal qualidade desta carabina: A sua precisão.
O seu cano fixo de boa qualidade e a alça de mira com regulagem por clicks e instalada no trilho da luneta conferem a esta arma uma precisão só vista em carabinas de categorias bem mais caras que a BAM B-4 ,que custa apenas cerca de R$ 350,00
A distância oficial para a prova carabina de ar mira aberta é 10 metros,mas,quando estou avaliando uma carabina de pressão,gosto de testar sua precisão em alvo de papel a 15 metros,pois,se ela for boa a 15 metros,a 10 metros será melhor ainda.
Então fiz 15 disparos a distância de 15 metros,em alvo tamanho oficial e com a arma apoiada(tiro de precisão)
O resultado você pode ver na foto abaixo:
*Podemos observar na foto que:Os primeiros 7 tiros atingiram nota 8,pois a arma ainda não estava totalmente calibrada. A arma é nova e terminei de calibra-la durante o teste.
*Os dois disparos seguintes atingiram a nota 9
*E os seis disparos restantes,com a mira já totalmente calibrada acertaram todos na nota 10
Em seguida efetuamos 20 disparos no conjunto de silhuetas metálicas(ver foto abaixo) a distância de 25 metros,com a arma apoiada e utilizando munição tipo round nose.
Resultado: Acertamos os 20 tiros,conseguindo 100% de aproveitamento.
A alta precisão da BAM B-4 me impressionou bastante e na sua categoria(arma de pressão de baixa potencia) este autor confere nota 9 ao conjunto da arma(acabamento,design,sistema de funcionamento,aparelho de pontaria e precisão).E creio que muitos atiradores também concordam com este autor,pois,na maioria das lojas que comercializam armas de pressão,a BAM B-4 já se esgotou.
Meus agradecimentos ao meu amigo Alex, que gentilmente me emprestou seu cronógrafo para ser utilizado neste teste.
Abraço,bons tiros e até a próxima matéria!
Sou atirador e técnico em armas de pressão.