FICHA TÉCNICA
- Arma de ação por mola;
- Coronha tipo Montecarlo Thumbhole (abertura na coronha para encaixe do polegar - exclusiva para destros);
- Soleira de borracha para amortecimento de impacto;
- Gatilho ajustável;
- Alça de mira com ajuste lateral e de elevação;
- Massa de mira TRUGLO com fibra ópitca;
- Trilho e trava para luneta;
- Trava de segurança automática e manual;
- Acompanha 3 espaçadores para aumentar o comprimento da coronha.
-Calibre 5,5mm
-Cano 500mm
-Comprimento 1215mm
-Peso 3800g
-Velocidade 305m/s - pode variar conforme o formato e peso do chumbinho utilizado
-Acabamento oxidado
-Coronha sintética
-Cor preta
Era sábado,o sol acabara de nascer e já chegávamos ao nosso destino,em plena floresta amazônica ,no Pará,para mais um dia de muita trilha e aventura,longe dos engarrafamentos,barulho,poluição e toda parafernalha urbana.Na bagagem,a estrela principal desta matéria: A carabina de pressão Hatsan 125 th cal. 5,5mm. Que iríamos testar. Desenbarcamos os equipamentos e fizemos o aquecimento,aquecimento?Sim,pois o tiro é um esporte e todo bom atirador deve começar a sessão de tiros pelo aquecimento. Participaram desta matéria além de mim,os atiradores Perseu,Junior e Diego(loja Rei das Armas).
TESTE DE PRECISÃO
* Disparamos 20 tiros apoiado com luneta TASCO 3x9x32E, a 20 metros de distância no alvo de papel,utilizando chumbo Gamo expander e o resultado foi o seguinte: 3 tiros nota 8,0
5 “ “ 9,0
12 “ “ 10,0
*Todos tiros atingiram a zona central do alvo.
*partimos então para longas distâncias e lá se foram mais dez tiros em garrafas long neck a aproximadamente 80 metros, com a luneta devidamente calibrada para tal empreitada. Resultado: 90% de aproveitamento,pois, nove garrafas foram literalmente explodidas.
Conheça AS PRINCIPAIS TÉCNICAS DE TIRO COM CARABINA ! TESTE DE POTÊNCIA
Atiramos a 25 metros em uma lata de cerveja,e o resultado você pode ver na foto abaixo:
A foto mostra o tiro da Hatsan 125 partindo a lata de cerveja ao meio.
Partimos para um teste mais difícil. Agora o alvo escolhido foi uma tábua de madeira maciça com 3 centimetros de espessura,isso mesmo,madeira muito resistente e nova.Utilizamos neste teste munição nitro(com liga mais resistente) e o alvo foi colocado a 15 metros de distância.O resultado foi incrível: Como se pode observar nas fotos abaixo,o projétil atravessou a madeira e ainda fez estrago na parede de concreto.Embora tenha muita experiência no assunto,ainda não havia visto uma carabina de pressão desta categoria (springer) que tivesse conseguido tal façanha.
A ROSSI acertou em cheio quando começou a importar as carabinas da Hatsan,que também fabrica excelentes armas de fogo, pois, a HATSAN 125 TH cal. 5,5mm é,dos pés a cabeça, uma obra de arte da engenharia turca. Começando pela coronha vazada e super ergométrica,que proporciona ao atirador conforto e domínio na empunhadura.Característica essencial para um bom tiro. O gatilho é QUATTRO TRIGGER,de aço e todo ajustável em curso e sensibilidade:Um primor de gatilho !
Esta arma possui SAS,que trocando em miudos é um sistema que reduz o recuo da arma.
A Hatsan 125 possui Muzzle Brake. Aquela peça na boca do cano que facilita a pegada na hora de quebra-lo e carregar a arma.
O sistema de mira é todo de fibra ótica e ajustável por click,não havendo a necessidade do uso de ferramentas para calibra-la,o que facilita a vida do atirador que não precisará carregar chave pra cima e pra baixo.O seu sistema de mira possui as fibras óticas da alça bem separadas,o que permite uma perfeita visada no alvo.
Com velocidade acima dos 300 metros por segundo,a hatsan 125 th é uma arma Magnum(altíssima potência),indicada para tiros a longa distância.
O autor, atirando com a Hatsan 125, durante os testes.
Sempre que você pensar em precisão aliada à potência,será inevitável a lembrança desta magnífica arma!
NOTAS DO AUTOR PARA ESTA CARABINA
POTENCIA 10,00
PRECISÃO 10,00
SISTEMA 9,9
DESIGN 10,00
MÉDIA 9,99
Abraço e até a próxima matéria!
*O autor é atirador e técnico em manutenção de armas de pressão.