terça-feira, 20 de abril de 2010

*TESTE COM A CARABINA DE PRESSÃO BAM B4-4,A PEQUENA NOTÁVEL.



Antes de apresentar os resultados dos testes e a minha avaliação ,vamos começar pelos dados técnicos:
Fabricante: BAM(China)
Calibre:4,5 mm(.177)
Potencia:160 m/s
Comprimento:104 cm
Coronha:Madeira pintada
Peso:3,2 Kg
Miras: Massa de mira fixa e alça de mira regulável com trilhos para suporte de 11mm
Cano: fixo com alma raiada de 45 cm
Sistema:Acionamento por alavanca inferior,tiro a tiro,com carregamento direto no cano através da janela que se abre quando a alavanca é basculada.

Embora o fabricante informe que a sua velocidade é de 160 m/s;no cronógrafo a carabina utilizada nos testes alcançou mais de 198 m/s.É claro que o forte dela não é a potencia,mas,isto nos encorajou a fazer o seguinte teste de potência:
Atirei numa lata de cerveja cheia de água a 10 metros de distancia e o resultado foi muito bom,como vocês verão na foto a seguir:

O chumbo atravessou completamente a lata cheia,deixando um rombo considerável na saída.E olha que utilizamos munição Rifle,que é uma munição comum.

Vamos nos deter agora na principal qualidade desta carabina: A sua precisão.
O seu cano fixo de boa qualidade e a alça de mira com regulagem por clicks e instalada no trilho da luneta conferem a esta arma uma precisão só vista em carabinas de categorias bem mais caras que a BAM B-4 ,que custa apenas cerca de R$ 350,00
A distância oficial para a prova carabina de ar mira aberta é 10 metros,mas,quando estou avaliando uma carabina de pressão,gosto de testar sua precisão em alvo de papel a 15 metros,pois,se ela for boa a 15 metros,a 10 metros será melhor ainda.
Então fiz 15 disparos a distância de 15 metros,em alvo tamanho oficial e com a arma apoiada(tiro de precisão)
O resultado você pode ver na foto abaixo:
*Podemos observar na foto que:Os primeiros 7 tiros atingiram nota 8,pois a arma ainda não estava totalmente calibrada. A arma é nova e terminei de calibra-la durante o teste.
*Os dois disparos seguintes atingiram a nota 9
*E os seis disparos restantes,com a mira já totalmente calibrada acertaram todos na nota 10

Em seguida efetuamos 20 disparos no conjunto de silhuetas metálicas(ver foto abaixo) a distância de 25 metros,com a arma apoiada e utilizando munição tipo round nose.
Resultado: Acertamos os 20 tiros,conseguindo 100% de aproveitamento.

A alta precisão da BAM B-4 me impressionou bastante e na sua categoria(arma de pressão de baixa potencia) este autor confere nota 9 ao conjunto da arma(acabamento,design,sistema de funcionamento,aparelho de pontaria e precisão).E creio que muitos atiradores também concordam com este autor,pois,na maioria das lojas que comercializam armas de pressão,a BAM B-4 já se esgotou.
Meus agradecimentos ao meu amigo Alex, que gentilmente me emprestou seu cronógrafo para ser utilizado neste teste.
Abraço,bons tiros e até a próxima matéria!

Sou atirador e técnico em armas de pressão.


Uma obra completa sobre este fantástico mundo, com tudo que você precisa conhecer sobre armas de fogo e pressão.Um livro técnico e que Fala tudo sobre todos sistemas de armas de pressão e de fogo, com detalhes, avaliações técnicas e muitas imagens. É indicado para qualquer atirador iniciante ou experiente, pois explica tudo de forma bem objetiva e fácil de compreender. Além do mais, ensina as principais técnicas de tiro com carabina e pistola e ensina a calibrar qualquer luneta e mira aberta. Inclusive ensina até a fazer um estande para tiro com armas de pressão, gastando muito pouco! Uma verdadeira viagem pelo mundo das armas, com 34 capítulos distribuídos em mais de 300 páginas,Numa obra jamais antes vista e que vai lhe prender e fascinar,desde a primeira até a última página. Dentre dezenas de outros assuntos, você verá como escolher a melhor arma; O calibre ideal para defesa; Armazenamento de munição; Tipos de mira; O silenciador (supressor de ruídos); Armas que marcaram a história; As armas do atirador de elite e muito mais. Adquirindo nosso livro,você ainda leva grátis o manual de lubrificação e conservação de armas de pressão, que ensina a manter sua arma sempre nova.
Nosso livro é técnico e ao mesmo tempo uma aula de história, mostrando,desde a mais primitiva até a mais moderna arma de todos os tempos,que atira praticamente sozinha. Você vai se emocionar com a história das principais armas e seus personagens, narradas de uma forma única! Lendo nosso livro, você também terá uma verdadeira aula de tiro, explicada de forma bem clara, objetiva e direta, com muitas imagens, macetes e dicas!
*PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br
*Dentre alguns outros títulos, o autor é primeiro colocado geral na matéria TIRO (armas de fogo diversas),em curso de formação na ACADEPOL/PA (Academia de Polícia Civil/89); Campeão do torneio de tiro de carabina de ar com luneta do CTEGP/2010 e medalhista na terceira etapa nacional de tiro virtual/2012, na categoria ATIRADOR CLASSE A, carabina de ar mira aberta, silhueta metálica a 25 metros
PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br

43 comentários:

  1. Muito bom que nos tempos de hoje encontremos pessoas que se preocupam com o esporte do tiro ,fantasticas as suas avaliaçoes....já pensou em fazer videos estilo do airgum report?
    Mas caro Wsniper vc bem que poderia testar a bam b 3 aquela de coronha retratil?
    Abraço de um admirador.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Andreas!
    Valeu mesmo a força!
    Sempre temos coisas novas no site,inclusive na nossa galeria,temos várias fotos de um dos atiradores da nossa equipe de tiro com a Carabina BAM B3. Já demos centenas de tiros com esta arma. Quem sabe não rola uma matéria com teste completo sobre ela qualquer dia?

    ResponderExcluir
  3. Gustavo e Andreas
    Atiro muito com a BAM B3,já desmontei toda para avaliação e posso adiantar as principais impressões que tive a respeito desta arma:
    1-Devido ao cano menor,apresenta potencia inferior a sua irmã B4.
    2-Aparelho de pontaria razoável mas inferior ao da B4.
    3-Devido a sua coronha retrátil,é indicada para atiradores de pequeno porte.Além disto,seu tamanho reduzido dificulta a empunhadura e o enquadramento da mira.
    4-Apresenta boa precisão e seu sistema sider lever(Vareta leteral de armar)é um pouco mais confortável que o da B4.
    Abraço e saudações a todos atiradores!

    ResponderExcluir
  4. Caro Wsniper obrigado pelas informações,e parabens novamente pela iniciativa de criar um espaço para a troca de informaçoes sobre as armas de pressao.

    Somente mais uma duvida, no modelo b-4 é posssivel a instalação do sistema de mola a gas, se positivo quais seriam as modificaçoes e qual o modelo mais indicado para esta arma, e na sua opinião a mesma ficaria uma arma boa para competição alvo papel 10 mt´s ?

    Novamente muito obrigado pelas infomações.

    Gustavo_Martinez-Sao Caetano do sul-SP

    ResponderExcluir
  5. A BAM B4-4 não admite a instalação de mola gás ram!
    Saudações aos atiradores e continuem acompanhando e prestigiando agente!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite Sr. W sniper,gosto de adaptações ou tuning´s em carabinas de pressão então lá vai minha dúvida:
    Seria possivel uma adaptação para que a esta carabina se tormasse mult-shot?
    Eu pensei em um pente do tipo daqueles de airsoft,que achas mestre, é possivel?

    Antecipadamente grato

    Sgt Munhõz-Praia Grande_sp

    servidor42@gmail.com

    ResponderExcluir
  7. Sgt Munhoz
    Obrigado pelo mestre,mas apenas gosto de atirar e sei um pouco de manutenção em armas de pressão.
    Quanto a sua dúvida,eu desmontei e estudei a BAM B4 toda e com certeza seria possível sim esta alteração,porém,necessitaríamos do serviço de um torneiro mecânico e um bom projeto para que a alteração não interferisse no bom funcionamento da arma.É assim que se faz um bom tunning!
    Abraço e leia as outras dezenas de matérias que tem no site.

    ResponderExcluir
  8. Grande Wsniper, obrigado pela simplicidade e pela brevidade na resposta da minha duvida.
    Existem pessoas que igualmente a nós se entusiasma pelas armas de pressão,tive informações sobre o Martins do Rio de Janeiro que é um especialista em coronhas dentre outros que fazem o possivel e o impossivél para que nossas carabinas nacionais tornem-se melhores em comparação com as importadas.

    Vai lá mais uma dúvida:
    Qual o material sintético mais indicado para a confeção de uma coronha?

    Abraço,bons tiros e boas vendas

    Sgt Munhõz-Praia Grande-SP

    ResponderExcluir
  9. Muito obrigado, pela explicação da bam b3-1.

    Desculpe pelo atrazo na resposta que vc me forneceu.
    Comprei uma na quinta-feira (30/09), estou gostando muito da carabina,futuramente estou pensando em modificações para ela.

    Caso for de seu interesse eu posso montar um teste com fotos da mesma para a dúvida que outros atiradores aindam possam ter a respeito, e enviar para vc postar no blog,mas claro a avaliação tecnica fica contigo

    Abraço e otimos agrupamentos no feriado!

    ResponderExcluir
  10. Gustavo
    Mande e-mail direto pra mim no wallacepoint@hotmail.com
    para conversarmos sobre o teste e como ele poderia ser feito!
    Toda colaboração é bem vinda sim!
    Saudações e bons agrupamentos com sua nova companheira!

    ResponderExcluir
  11. saudaçoes wsniper eu comprei uma carabina no toda oferta do mesmo modelo da bam b4-4,5 só que a minha é 5,5 com mola dupla e o vendedor fala que é air rifle,eu sou novato na aria e estou perdidinho.o senhor conhesi esta carabina?tem manual p/manutenção?tem peça de reposição?mim ajuda!obrigado e Deus abençoe!marcelosofia@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. É mais uma arma chinesa!
    Ainda não testei este modelo!
    Abraço

    ResponderExcluir
  13. Boa tarde, Wsniper.

    Gosto muito de acompanhar seu blog.

    Comecei a me interessar por armas de pressão há mto pouco tempo e seu blog tem servido de referencia para mim.

    Estou com uma dúvida e gostaria da sua orientação.

    Quero comprar minha primeira carabina e estou em duvida entre essa Bam B-4 e a CBC F18 montenegro (aquela mais simples, sem luneta).

    Poderia me ajudar na escolha?

    Desde já agradeço a atenção.

    Glauco

    ResponderExcluir
  14. Pra começar,a Bam B4 é melhor. A cbc é mais potente,mas, lembre-se que: o maior prazer do tiro é a precisão!
    Abraço

    ResponderExcluir
  15. ola amigo a carabina bam b4 de 4,5mm aceita a luneta tasco de 3 x 7 x 20? ela ceita qualquer modelo de chumbo de 4,5mm , a mola e dupla e qual o modelo pra reposição caso precise?

    breno
    brenolacerda@hotmail.com

    ResponderExcluir
  16. A carabina de pressão Bam B4-4 aceita a luneta citada e utiliza qualquer tipo de chumbo,com excessão das esferas! A mola é simples e fácil de encontrar no Brasil.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Olá Wsniper.

    Parabéns pelo Blog.

    Estou iniciando no tiro e estou em dúvida entre a Bam B4 e a Rossi Dione.
    Você pode me ajudar.

    Maurício
    omauriciob@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Vá de Bam B4-4!
    Saudações

    ResponderExcluir
  19. Wsniper, entre a gamo delta e a bam b4-4, qual voce recomendaria pra tiros de precisão? Qual a melhor carabina?

    Carlos Wanderley
    admfcap@gmail.com

    ResponderExcluir
  20. Carlos
    Estas armas tem precisão equivalentes,mas o acabamento da Gamo é superior!

    ResponderExcluir
  21. Olá Wsniper,
    Depois que a mola dessa carabina fadiga, é possível usar alguma mola genérica? Por exemplo, a mola da CBC Adventure ou a da Eossi Dione.
    Juan Pla

    ResponderExcluir
  22. Depois que a mola fadigar vc pode substituir sim,mas use uma mola do mesmo diâmetro da antiga,pois a camara da Bam é muito extreita!
    Wsniper

    ResponderExcluir
  23. OI WNIPER! TENHO UMA CARABINA COMO ESSA AI EM CIMA ( BAM AIRGUN B4-4)MAS ELA É 5,5 MM..QUAL É O ALCANÇE MAXIMO DE PRECISAO DESSA ALMA NO TIRO ESPORTIVO E CAÇA? OBRIGADO..

    ResponderExcluir
  24. Jonathan
    O alcance efetivo desta arma no calibre 5,5 é de no máximo 25 metros. Como se trata de arma de baixa potência,não é indicada para caça.
    Abraço e bons tiros

    ResponderExcluir
  25. Boa noite e parabens pela matéria. Estou começando a praticar esse esporte e vou fazer a minha primeira aquisição uma CBC 6102 B12-6 F18 -cal 4,5 mm. Essa carabina pelo que entendi é um projeto BAM comprado pela CBC. Enfim gostaria de sua opnião sincera estou fazendo uma boa aquisição para principiante? Pelo fato de ser chinesa será que vai incomodar logo? Obrigado

    ResponderExcluir
  26. Não se pode esperar grande coisa de uma arma que custa 300,00. Mas para iniciar no esporte ,ela é boa sim!

    ResponderExcluir
  27. vei,ganhei uma bam4 e acho que vou jogar fora minha cbc novinha qe custou uma nota preta.depois que eu der uma tunada na banzinha vou enviar umas fotos,abracos...

    ResponderExcluir
  28. Caro Wsniper, parabéns pelo seu trabalho, tenho acompanhado vários arquivos de seu blog, parabéns! Estou para comprar uma chinesa Brend 5.5mm de 230m/s que está a venda na casadotiro, será que ela admite gas ram, apesar de parecer com a b4-4 ela tem vo de 230 m/s no 5.5, logo eu imagino de ter camara maior, será???

    Desde já agradeço pela atenção
    Luís Antônio
    luisantoniob2007@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  29. Grato pelos elogios Antônio
    Infelizmente esta carabina,assim como a maioria das chinesas, não aceita a instalação da mola gás ram!
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Caro Wsniper, parabens pelo site muito legal msmo!!!! Acabo de ocmprar minha primeira carabina uma Bam B3-3, gostaria de perguntar anted de dar o primeiro tiro é necessário desmontar a armar? Lubriicar? Li em alguns sites que o pessoal troca a "courinho" por material sintetico, acha necessario? e em relação a mola, acha que vale a pena trocar a mola original por uma de Inox? Se sim qual a mola que seve nela a da Rossi Dione serve???

    Sem mais agradeço e continue com o excelente trabalho!!!!!

    ResponderExcluir
  31. Luiz, obrigado pelo prestígio!
    A arma já vem pronta pra atirar, não precisa nenhuma modificação imediata. Para sua arma permanecer sempre nova, precisa tomar algumas precauções com relação a limpeza e lubrificação e isto voce encontra detalhadamente no livro " O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO, História & Técnicas de tiro"
    Abraço e bons tiros

    ResponderExcluir
  32. Tenho uma carabina dessas e salvo a potência, é a carabina mais precisa que ja possui (já tive 5).
    No meu caso, atiro em alvos muuuito mais distantes que 15 metros. Ja acertei latas de cerveja a 40 metros de distância.

    Minha dúvida é a seguinte parceiro. Gostaria de saber se há a possibilidade de instalar um quit gas ram nesse tipo de carabina, porque estou pensando em comprar uma nova, mas nao queria me desfazer dela, uma vez que é muuuito precisa.
    Voce acha que é possivel?

    NO caso seria o gas ram de 45 kg, tamanho curto.

    ResponderExcluir
  33. Olá, possuo uma bam4-4 e acho o "tranco" dela um pouco forte e interfere na precisao, vc teria alguma dica para melhorar isso, fora a pratica...Obrigado

    ResponderExcluir
  34. Olá! Diminua a mola, e o tranco será reduzido!

    ResponderExcluir
  35. olá pessoal que legal encontrei um cantinho falando só da bam .
    gente gostei muito desta carabina como sabem ela é muuuito precisa, apesar de ser chinesa, a minha é uma b3 5.5 o que esta acontecendo comigo é que vi que sua pressao é muito fraca testei no cronografo deu entre 140 e 150 m/s ai desmontei ela para colocar uma mola da rossi dione e ví que a moa da bam é bem maior ela tem 10¨ comprimento e 35 elos a da dione tem 9¨ e 25 elos, alguem sabe de uma boa mola para eu estar colocando nela.
    porque estou com muita dificuldade de achar nas lojas, ja preocurei a mola para ela e aquele retentor do ferrolho e o pessoa da loja desconhece é brincadeira né.
    você compra a arma más eles nao tem as peças hihihhi valeu pessoal
    obrigado !

    ResponderExcluir
  36. Ola meu nome é Thiago,sera que da pra por gas ram de 45kg pequeno na Bam b4-4 ? Vi alguns video no youtube e fiquei querendo saber mais sobre isso vc pode me ajudar por favor com algumas dicas sobre o gasram nela obridado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Thiago, a carabina Bam B4 não aceita mola gás ram!
      Abraço

      Excluir
  37. Oi wsniper tenho uma bam b4-4 e acabei vendendo ela, e o rapaz que comprou me devolveu. Mas quando fui conferir pra ver se tava tudo certo a carabina estava armada. Agora eu não sei por quantos dias ele deixou armada.isso pode prejudicar a mola da carabina? Será que a carabina perde potência?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Qualquer mola que ficar tensionada por mais de cinco horas, já começa a perder potência lentamente. No caso de ficar vários dias seguidos, a mola pode perder completamente sua utilidade!

      Excluir
  38. Obrigado wsniper, você tem me ajudado muito. O seu trabalho é exelente e isso é fruto do seu desempenho em sempre querer melhorar. Até mais wsniper.
    Att... Fabricio Monteiro
    E-mail: dumal.17@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

PARTICIPE! COMENTE!
FAVOR DEIXAR SEU NOME E E-MAIL NO FINAL DO SEU COMENTÁRIO!