sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Mosquete com percussão por espoleta:Uma raridade do mundo das armas, encontrado no coração da floresta Amazônica

Começamos este ano de 2015 com uma matéria pra lá de interessante: Durante uma de nossas aventuras, fizemos amizade com um caboclo que vive sozinho com Deus, no meio da floresta Amazônica, num dos municípios do Pará.
Seu Argemiro tem quase 90 anos, mas, apesar do reumatismo tentar lhe abater, resiste a tudo e a todos e garante viver muito feliz e em paz. Cuida da roça e quando quer comer carne, apanha sua velha espingarda e "POW": Lá se vai mais um bicho pra panela. Do alto da sua inteligência, garante:"Nunca matei um animá por prazer ou perversidade! Só atiro mermo se fô pra cumê!" Nisto, este autor concorda plenamente!.
Quero esclarecer que não aparecí no sítio do seu Argemiro, assim do nada. Fui apresentado a ele por um outro amigo morador da floresta que era caçador e sempre me prometia apresentar outro caçador da velha guarda e que além de atirador, gostava muito de armas e possuia uma espingarda que pertencia a família dele havia várias gerações.
Chegamos ao sítio do seu Argemiro por volta das 6:30 da manhã. Depois das apresentações, mostrei minha carabina de pressão .22mm ao experiente caçador e o deixei a vontade para experimentar a arma. Ele ainda não conhecia armas de pressão neste calibre. Expliquei a ele como a arma funcionava e ele se encorajou a experimenta-la. Coloquei uma latinha de sardinha a cerca de 10 metros e sem apoiar a pesada arma ele acertou quase no centro do alvo. Me impressionou muito a sua pontaria. Isto sem contar que o atirador possui quase 90 anos e não usa óculos.
Conversa vai, conversa vem, perguntei que arma ele usava para caçar. Seu Argemiro me respondeu que usava preferencialmente duas armas: Uma cartucheira 36 e uma punheteira Amazonas.
Você deve estar se perguntando: "O que é punheteira?" É como também é conhecida a espingarda de antecarga, ou seja: De carregar pela boca do cano. É o sistema mais antigo, em que o atirador deposita a pólvora através da boca do cano e em seguida, utiliza uma vareta para socar uma bucha que irá prender e comprimir a pólvora na parte de trás do cano. Em seguida, deposita-se os chumbos ou balote no interior do cano e soca-se a bucha final. Por último, o atirador arma o cão e coloca a espoleta no ouvido da espingarda. Ao puxar o gatilho, o cão martela a espoleta, a brasa passa pelo ouvido e queima a pólvora que explode o impulsiona os chumbos para fora da espingarda.
Perguntei há quanto tempo o caçador possuía a Amazonas e o seu Argemiro afirmou que o bacamarte(nome carinhoso que o caboclo também deu à arma) pertenceu a seu avô e que já foi comprada usada de um americano que viveu na região por algum tempo e que a espingarda tinha, no mínimo, uns 130 anos.
Não me contive e perguntei se poderia ter o prazer de ver esta raridade. O caçador me respondeu que não só poderia ver como também poderia atirar com ela. Foi até um pequeno compartimento da sua cabana e retornou com a arma totalmente enrolada em um grosso cobertor. A medida que seu Argemiro ia desenrolando a arma, meu coração pulsava mais forte. Era como uma criança esperando um adulto desenrolar uma bala! Quando pude, enfim, examinar a arma, constatei estar diante de uma relíquia: Uma espingarda de antecarga que pode ter até 198 anos. Isto mesmo que você leu. No cano da arma, ainda bem legível, está a inscrição 1817, como você pode ver na foto abaixo:
Cada detalhe da arma parece nos transportar no tempo e na história:
No detalhe, o reservatório para guardar espoletas (espoleteira) em aço, incrustado na coronha.
Na parte de trás, vê-se o gatilho, o cão e o ouvido da arma, onde é encaixada a espoleta.
Segundo o proprietário, as peças são todas originais. As únicas alterações foram apenas aplicação de verniz na coronha, solda para reforçar o ouvido que, durante a explosão da pólvora, sofre grande pressão e a vareta de carregar que foi perdida por um "cuidadoso" que apanhou a arma emprestada!
A vareta para carregar fica guardada sob o cano.
A boca do cano, com aproximadamente 15mm de diâmetro.
O carregamento desta relíquia é feito pela boca do cano, onde o atirador primeiro deposita a pólvora negra, depois a bucha e em seguida os chumbos ou balote. Depois outra bucha e finalizando encaixa a espoleta detonadora no ouvido da arma.Nesta demonstração eu usei carga de 6 chumbos em cada carregamento, ou seja: A arma disparou 6 chumbos grandes 4T de uma só vez em cada disparo, um verdadeiro canhão
Fiz uma exibição de tiro com esta raridade e apenas constatei o que já imaginava: O mosquete é extremamente preciso e tem alto poder de destruição como vocês poderão ver nas imagens a seguir:
O exato momento em que o tiro simplesmente explode uma garrafa com água.
No detalhe, a grande labareda, no exato momento em que os projeteis deixam o cano da arma.
Na sequência de imagens abaixo, vocês podem ver um tiro no qual explodí duas latas de uma só vez:
Após a fantástica série de tiros com alvos a várias distâncias, limpei a arma e a entreguei ao dono que, antes de guardar a raridade, ainda fez questão de dar seu toque de mestre no aço do bacamarte que, apesar da idade, ainda está impecável.
Um abraço e meus agradecimentos ao meu amigo Argemiro que, há tempos, já é considerado uma lenda na região.
*Wallace Wsniper, autor desta e de centenas de outras matérias sobre armas e tiro é atirador, armeiro, pesquisador e autor. Leia nosso livro sobre armas e tiro e saiba como tunar e tornar a sua carabina de pressão bem melhor e mais precisa e ainda aprenda tudo que você sempre quis saber sobre armas de pressão, de fogo e as melhores técnicas de tiro de defesa e esportivo, lendo nosso livro:
"O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO & FOGO"

Acaba de ser lançada a 4ª edição do livro "O Fascinante Mundo das Armas de Pressão & Fogo", História e Técnicas de tiro que fala tudo sobre:
•Sistemas de armas de pressão e de fogo
•Calibragem de lunetas e miras
•Técnicas de tiro avançadas e bem fáceis de compreender e aplicar, ensinando ate mesmo como atirar em ambientes escuros
•Exclusivo guia de analise de alvo com correções
•A real potência de cada calibre e qual é o mais indicado para sua proteção ou uso no serviço policial
•Qual o melhor: revólver ou pistola? Qual dos dois usar para defesa pessoal e serviço policial
•Tipos de munição e suas finalidades
•Forma correta de armazenamento de cartuchos
•A historia das melhores armas fabricadas até hoje e seus personagens contadas de uma forma diferente e fascinante através de narrativas de arrepiar
•Técnicas de investigação e balística que pode servir como fonte de estudo e consulta para policiais, peritos e estudantes da área
•Como portar sua arma de fogo, seja para legítima defesa ou no serviço policial

Incluindo as melhores técnicas de tiro com luneta e como calibrar suas miras
Tudo isto e muito mais, de forma bem objetiva e fácil de compreender. Uma verdadeira viagem pelo mundo das armas, com mais de 300 páginas, mostrando tudo que você realmente precisa saber sobre armas de pressão e fogo, numa obra jamais antes vista e que vai lhe prender e fascinar desde a primeira até a última página. Adquirindo nosso livro você ainda leva grátis o manual de lubrificação e conservação de armas de pressão, que ensina a manter sua arma sempre nova. Lendo nosso livro, você também terá uma verdadeira aula de tiro, explicada de forma bem objetiva e direta, com muitas imagens, macetes e dicas! Na realidade, você estará adquirindo dois livros pelo preço de um, já que nesta obra, eu reuní dois trabalhos nossos: um sobre armas de pressão e o outro sobre armas de fogo

Nosso livro já está na 4ª nova edição (atualizada), é e-book e vem no formato PDF ou, se preferir temos também no formato MOBI para o Kindle (leitor de livro eletrônico) , Assim vc tem como ler nosso livro em qualquer computador, tablete, smart phone e até no celular. Você não paga frete e baixa ele na hora. Também não corre o risco de perde-lo porque se um dia você precisar novamente do arquivo, eu envio outro pra você sem custo algum!
Peça o seu livro exclusivamente através do e-mail:
wsniper@hotmail.com.br
É só dizer na mensagem que deseja o livro que imediatamente teremos o prazer de lhe responder!
Um forte abraço e aguardamos seu contato!

4 comentários:

  1. eu tenho uma dessa obrigado por ajudar a descobrir a idade ferzinhonivana@hotmail.com (facebook)

    ResponderExcluir
  2. Quando criança, fazia caça com o meu irmão que tinha várias destas, até hoje sei utilizá-las mas, já não temos mais pois, a lei nos tirou o direito de possuí-las.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. "a lei nos tirou o direito de possuí-las"
    Desconheço essa lei. Essa espingarda é considerada obsoleta e pelo que eu me lembro de legislação ela pode ficar dentro de sua propriedade. Como provavelmente não tem numeração, portanto identificação, ela não entra nas regras vigentes. Esse comentário meu carece de atualização por pessoa com mais recursos de conhecimento das leis sobre armas e munições. Att.

    ResponderExcluir

PARTICIPE! COMENTE!
FAVOR DEIXAR SEU NOME E E-MAIL NO FINAL DO SEU COMENTÁRIO!