domingo, 22 de novembro de 2009

*Aprenda a calibrar Luneta,red dot e mira aberta fibra ótica na sua carabina de pressão- O tiro a longa distancia.

Visão do atirador através da luneta *Foto adicionada por wsniper


LUNETAS – GUIA BÁSICO
Lunetas são acessórios indispensáveis para tiros à longa distância. Embora seja factível, se torna difícil obter agrupamentos consistentes a distâncias maiores de 40 jardas com mira aberta. Para mim, pelo menos.

Por isso, o atirador que deseja atirar a longas distâncias precisa equipar sua arma com uma boa luneta. Mas como definir uma boa luneta?

A primeira consideração a fazer é o tipo de arma onde ela será instalada: Se uma PCP ou uma Springer de alta potência ou mesmo gás-ram, por exemplo.

As armas PCP são isentas de recuo e, por isso não exigem muito da luneta no quesito resistência. Por sua vez, as springers e gás-ram apresentam recuo que, em algumas armas pode ser mais prejudicial às lunetas do que certos rifles de fogo central.

O assunto sobre lunetas é bastante extenso e poderia se escrever um capítulo inteiro sobre ele, no entanto, tentarei apontar apenas os pontos mais relevantes e de forma bem resumida.

O primeiro cuidado na escolha da luneta para arma de pressão por ação de mola ou gas-ram é certificar-se que ela é adequada a esses tipos de arma. Alguns equipam suas armas de pressão com lunetas desenvolvidas para rifles .22 de fogo circular, que não apresentam recuo. Isso não é problema quando se trata de PCP ou CO2, mas as springers e gas-ram apresentam recuo nos dois sentidos, visto que a mola rebate quando o pistão alcança a câmara no fim de curso, o que transmite energia considerável às lunetas.

Algumas lunetas baratas apresentam acabamento externo que saltam aos olhos, mas o importante nas lunetas é a qualidade das lentes e do seu revestimento. Lentes de boa qualidade e revestimento não distorcem a imagem e são menos afetadas por clarões, além de manter a luminosidade. E também duram muito mais. Porém, boas lentes sempre custam mais e é importante saber em que tipo e preço de arma a luneta será instalada. Pode parecer que se arma é de baixo custo então a luneta também deve ser de baixo custo. Paradoxalmente, as armas de baixo custo castigam mais as lunetas do que as armas caras. Isso porque as armas mais baratas não dispõem de mecanismos que reduzem o recuo e a vibração. Portanto, além de apresentarem lentes de alta qualidade, as lunetas devem apresentar também uma construção resistente.

Ao escolher uma luneta, é importante ter uma idéia do uso pretendido.
Alguns pontos a verificar:
•Com que freqüência você vai atirar? Para usos contínuos, a luneta tem que ser de construção robusta.
•Você vai atirar em locais de distâncias variadas? Se esse for o caso, você vai precisar de uma luneta com ajuste de magnitude (zoom).
•Você vai montar a luneta em uma PCP ou em uma Springer ou gás-ram? Se for springer ou gás-ram, a luneta tem que ser específica.
•Você pretende atirar em locais de pouca luz? Então vai precisar de uma luneta com boa capacidade de obter luz, normalmente de objetiva grande.

As configurações mais populares de luneta com ajuste de magnitude são 3 – 9 x 32 e 3 – 9 x 40. Os primeiros dois números se referem à magnitude e significam que neste caso, a luneta possui aumento de 3 até 9 vezes. O último número se refere ao diâmetro da objetiva em milímetros. Como regra geral, quanto maior a objetiva, melhor a obtenção de luz.

Existem também as lunetas de magnitude fixa, dentre as quais a mais popular é a 4 x 32. Houve época em que lunetas pequenas 4 x 32 dominavam os campos de tiro, mesmo para FT e era bastante popular. Nota do autor: Eu ainda gosto bastante dessas lunetas.

Existem algumas lunetas de magnitude fixa em 6X ou 10X, mas via de regra se destinam às armas de fogo. Existem poucas que se adaptam às armas de pressão (springers) e algumas têm corpo de 30mm.

Para uso geral, eu não tenho dúvida em dizer que lunetas 3 – 9 x 32 ou 3 – 9 x 40 são as melhores opções para a maioria das situações.

TIPOS DE RETÍCULOS:

Retículo é o termo para as duas linhas que se cruzam no centro (ou outros modelos de linhas, algumas vezes chamadas de “estadia” ou mesmo de “gratículo”) que são usadas para pontaria. Muitos usam o termo popular Inglês “Cross-Hair”. Mas no final é tudo a mesma coisa.

Existem vários tipos de retículos e poderíamos escrever muitas páginas, só sobre isso. Mas em geral, o modelo tradicional 30/30 satisfaz a maioria. Contudo, vale lembrar que existem outros tipos de retículos como os que apresentam um diamante central na forma de parênteses, lunetas com retículos iluminados e o mais recente favorito e, que muitos não entendem: o retículo Mil-Dot. Existem ainda retículos especiais que alguns praticantes de FT costumam usar. Dentre os retículos especiais podemos destacar os tipos “escada” e os retículos com graduação.

Lunetas com retículos iluminados têm seus seguidores, mas são úteis apenas em condições de pouca luz ou contra um fundo escuro. Podem também ser utilizadas para tiro à noite com o auxilio de lanternas. Eu particularmente não faço muita questão disso, mas há sempre quem goste.
Meu conselho se você for adquirir uma dessas lunetas é ter certeza que o controle de brilho (reostato) dá boa variação de baixa intensidade para alta intensidade de luz sem causar sombra sobre as linhas do retículo. Existe ainda para ambientes de pouca luz o retículo tipo poste vertical com linha horizontal (Desenho Alemão).

Quanto ao Mil-Dot ou luneta multi-pontos, também seria possível escrever um outro capítulo, mas vou me concentrar apenas nos benefícios para as armas de pressão. Mil no termo Mil-Dot não é abreviação de sua origem militar, mas se refere à abreviação da palavra mili-radiano. Sem complicar muito, é o nome que os militares deram ao sistema que desenvolveram para medir ângulos e distâncias com precisão em instrumentos óticos. Quando utilizado corretamente, esse retículo pode ser utilizado para estabelecer o ângulo mili-radiano da parte superior à parte inferior de um objeto de tamanho conhecido. Isso permite calcular a distância até o objeto usando aquele tamanho pré-definido. O ponto correto pode então ser usado como ponto de pontaria (mira) sobre o objeto. Para FT é bastante útil, mas o atirador deve fazer a lição de casa antes, de modo a conhecer as distâncias para cada ponto em relação àquela arma onde está instalado. Se trocar de arma, tem que fazer tudo de novo.

QUANTO À ESCOLHA DA LUNETA

Luneta Nikko stirling,uma das melhores lunetas Foto:wsniper


Luneta – Mínimo 1,5X ou 2X até 5X ou 6X de magnitude com objetiva de 20mm ou 32mm. Essas lunetas são ideais para tiros a curtas distâncias e para visada rápida do alvo. A deficiência dessas lunetas é para ambientes de pouca luz. Porém podem ser montadas com mounts baixos, o que ajuda para armas de baixa e média potência.

Luneta – Mínimo de 3X ou 4X até 9X, 10X ou 12X de magnitude com objetiva mínima de 40mm. Aqui falamos de lunetas para uso geral e, que podem ser montadas em mounts de média altura. Apresentam razoável campo de magnitude, razoável campo de visão mesmo na menor magnitude e são boas para aquisição de luz.

Luneta – Mínimo de 3X ou 4X variável até 12X de magnitude com objetiva a partir de 50mm. Esta é a especificação clássica para ambientes de pouca luz. Existem maiores, mas 50mm de objetiva é mais do que suficiente. É possível obter um grande campo de visão na magnitude menor com melhor qualidade de imagem e maior eficiência na aquisição de luz. Normalmente se instalam essas lunetas em mounts de base alta*.

Existem lunetas com magnitude até 24 vezes, mas eu não vejo necessidade de tanto para armas de pressão, além disso, o conjunto se torna muito pesado e o custo muito alto.

*NOTA: É preciso atenção ao instalar lunetas em mounts de base alta. Em certos casos, com lunetas de ¼ ou 1/8 de MOA, o curso do ajuste na torre pode não ser suficiente para zerar a luneta, isto é, você gira o botão de ajuste até o fim, mas o retículo não centraliza sobre o ponto de impacto. Para isso a luneta tem que apresentar longo curso de ajuste ou se o ajuste for de 1 MOA, será mais fácil. A menos que você disponha de um mount com ajuste de altura, essa condição deve ser considerada.

Quanto aos mounts, prefira sempre um de boa qualidade. Lembre-se que ele é responsável por manter a luneta fixa e pela conseqüente precisão. Pode ser de peça única ou em duas peças, mas a qualidade da arma também influencia no bom desempenho do conjunto mount-luneta. Armas potentes não têm que necessariamente apresentar recuo forte. Então, se você pretende atirar com o auxílio de luneta, para maior homogeneidade do conjunto, procure observar a qualidade da arma antes de adquirir a luneta para não se decepcionar mais tarde. Ou então esqueça o uso de lunetas e divirta-se com as miras abertas. Se for esse o caso, recomenda-se o seguinte: Faça sessões de tiro a várias distâncias com intervalos de 5 jardas (ou 5 metros, se preferir) e determine a distância máxima que você consegue agrupamentos em torno de 5,0 cm.

Autor:Nelson,atirador

Uma obra completa sobre este fantástico mundo, com tudo que você precisa conhecer sobre armas de fogo e pressão.Um livro técnico e que Fala tudo sobre todos sistemas de armas de pressão e de fogo, com detalhes, avaliações técnicas e muitas imagens. É indicado para qualquer atirador iniciante ou experiente, pois explica tudo de forma bem objetiva e fácil de compreender. Além do mais, ensina as principais técnicas de tiro com carabina e pistola e ensina a calibrar qualquer luneta e mira aberta. Inclusive ensina até a fazer um estande para tiro com armas de pressão, gastando muito pouco! Uma verdadeira viagem pelo mundo das armas, com 34 capítulos distribuídos em mais de 300 páginas,Numa obra jamais antes vista e que vai lhe prender e fascinar,desde a primeira até a última página. Dentre dezenas de outros assuntos, você verá como escolher a melhor arma; O calibre ideal para defesa; Armazenamento de munição; Tipos de mira; O silenciador (supressor de ruídos); Armas que marcaram a história; As armas do atirador de elite e muito mais. Adquirindo nosso livro,você ainda leva grátis o manual de lubrificação e conservação de armas de pressão, que ensina a manter sua arma sempre nova.
Nosso livro é técnico e ao mesmo tempo uma aula de história, mostrando,desde a mais primitiva até a mais moderna arma de todos os tempos,que atira praticamente sozinha. Você vai se emocionar com a história das principais armas e seus personagens, narradas de uma forma única! Lendo nosso livro, você também terá uma verdadeira aula de tiro, explicada de forma bem clara, objetiva e direta, com muitas imagens, macetes e dicas!
*PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br
*Dentre alguns outros títulos, o autor é primeiro colocado geral na matéria TIRO (armas de fogo diversas),em curso de formação na ACADEPOL/PA (Academia de Polícia Civil/89); Campeão do torneio de tiro de carabina de ar com luneta do CTEGP/2010 e medalhista na terceira etapa nacional de tiro virtual/2012, na categoria ATIRADOR CLASSE A, carabina de ar mira aberta, silhueta metálica a 25 metros
PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br

101 comentários:

  1. qual luneta vc indicariA PARA UMA BAN B3-1 PARA TIROS DE DISTANCIA VARIADAS?

    ResponderExcluir
  2. É possível colocar uma luneta em uma cbc expresso mod.345? Qual a melhor luneta para esse tipo de carabina? meu email carlos_wagner2007@yahoo.com.br , agradeço pela informação e parabéns pelas respostas.

    ResponderExcluir
  3. É preciso retirar a mira aberta para a instalação da luneta no caso da cbc expresso 345 ?

    ResponderExcluir
  4. Não,mesmo porque para vc utilizar luneta na CBC expresso 345 vc deve fazer uma adaptação na arma para receber a luneta. Esta adaptação deve ser feita por técnico no assunto,pois uma adaptação mal feita pode danificar sua arma que é muito boa. Temos manual com fotos desvendando os mistérios de como regular uma luneta e red dot. Pedidos pelo e-mail wallacepoint@hotmail.com
    Abraço e bons tiros

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde, gostaria de uma ajuda, tenho uma
    hatsan at 44 preciso colocar uma luneta que me
    dar uma boa precisão em todas as circuntancia
    quen pode me indicar pos estou com muita dificuldade ate para compra

    att Carioca

    ResponderExcluir
  6. A Niko Stirling e a Tasko são Duas excelentes lunetas. Não adianta vc comprar uma luneta baratinha e de qualidade inferior,pois a mesma ficará desregulando com muita facilidade. E não adianta vc ter uma excelente luneta e nao saber calibrar corretamente. Temos manual com fotos ensinando passo a passo a calibrar uma luneta de forma técnica e objetiva(informaçao no e-mail wallacepoint@hotmail.com)
    *Wsniper e técnico em armas de pressão e atirador.

    ResponderExcluir
  7. ola meu nome é MAX ANDREY sou de Petrolina -PE
    sempre fui enteressado por armas de pressão mas só agora comprei uma cbc 5.5 ela é muito boa mas quando uso com a luneta cbc 4x32 ela logo desrregula ja, no maximo 10 tiros fica fora do ponto, como faço para repara esse problema? desde ja eu agradeço
    max-551@hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Max
    Já te mandei e-mail respondendo as tuas dúvidas!
    Abraço e bons tiros!

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,gostaria de saber se vc tem facilidade de me enviar um suporte para uma carabina Rosse,Mdl.775/M,Cal..38,pois quero colocar nela uma luneta 3x9x32 tasco,quanto custa,e q suporte vc recomenda dentro do conhecimento,q pude perceber lendo todo seu reloto sobre o assunto.Aguardo resposta.Email(Niepsy@gmail.com)Desde já fico grato.

    ResponderExcluir
  10. "Niepsy"
    Vc pode utilizar a pesquisa personalizada Google no início da página do site e vc vai achar as melhores lojas de armas e acessórios. A luneta Tasco 3x9x32 é excelente,inclusive tenho manual de minha autoria com fotos ensinando passo a passo a calibrar esta e outras lunetas de forma bem clara e técnica. Caso voce esteja interessado no nosso manual,solicite pra nós!
    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Quanto custa o manual,e de q forma é o pagamento já incluindo a entrega? Se for favorável o próximo contato será fazendo a compra.Tenha um bom dia.

    ResponderExcluir
  12. Niepsy
    Mande e-mail para mim wallacepoint@hotmail.com que te mando o n° da minha conta. O manual é fruto de estudo e trabalho e custa apenas 20 reais e vc não paga frete e te envio na hora.
    Grato por prestigiar nosso trabalho!

    ResponderExcluir
  13. Fico mui grato com a atenção,meu e-mail é (Niepsy@gmail.com).Assim q vc mandar a conta deposito,mas quero saber quanto tmpo estará em minhas mãos.Antecipando o endereço de envio "Rua Santa Clara,50,UR 2 IBURA-Recife. CEP:51345-360".

    ResponderExcluir
  14. Boa noite wsniper. pretendo comprar uma carabina de preção com luneta, qual equipamento voce me indica ?????????
    desde ja agradeço GIUHERBALIF@HOTMAIL.COM
    Aguardo respostas

    ResponderExcluir
  15. Giu
    Tanto a luneta Tasco com retículo iluminado quanto a luneta Nikko são duas ótimas opções.
    Lembrando que nenhuma luneta que conheço vem com manual detalhado.Mas,nós Temos manual de nossa autoria com fotos e todas instruções para vc calibrar qualquer tipo de luneta ou mira corretamente. Nosso manual custa apenas 20 reais e vc não paga frete!
    Abraço e bons tiros a todos!

    ResponderExcluir
  16. Robgol
    Já te mandei e-mail com o n° da minha conta.Assim que fizer o depósito,terá em mãos um manual de nossa autoria ensinando passo a passo todos macetes e técnicas para calibrar luneta,red dot e mira aberta fibra ótica.
    Abraço

    ResponderExcluir
  17. Caro WSNIPER, gstaria de parabenizá-lo pelo blog, muito esclarecedor.Desde menino que sempre sonhei em ter uma carabina de pressão. Nos ultimos meses, esse desejo retornou, então comecei a pesquisar sobre o assunto na Internet. Sempre achei que fosse necessario autorizaçao para portar armas de pressão e isso me trazia muita preocupaçao.Hoje descubri seu BLOG, curti muito e gostaria que vc me orientasse n a aqisição de um a carabina, estou pensando numa BAM B30-1 com luneta Nikko Stirling 4X32 AO (conforme anuncio). O que você me diz? qual a melhor? 4,5mm ou 5,5mm?
    Aguardo reposta através s_veiga@terra.com.br
    Abraço.

    ResponderExcluir
  18. Olá !
    A paixão pelas armas de ar comprimido é assim mesmo:Quando chega não vai mais embora e vc não é o único,pois há milhões de pessoas no mundo inteiro apaixonadas por este esporte.
    Continue acompanhando nosso site!
    Com relação a carabina Bam B 30-1 é uma excelente opção! Já com relação ao calibre depende pra qual finalidade: Se quiser apenas praticar tiro esportivo vá de 4,5 mas,se quiser praticar tiro e caçar escolha o 5,5(.22)
    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Wsniper, estou iniciando no mundo do tiro esportivo e fiquei curioso a respeito do seu manual para regulagem de lunetas.
    Tenho uma cbc 122.2 e uma Husqvarna AB.22, ambas sem lunetas. Estou procurando luneta para tiro a 50m, já tenho uma 3x9x32(que ainda não instalei).
    Seu manual pode ser aplicado para rifles .22? Quais lunetas são adequadas para serem usadas para 50, 100 e 200m?
    Obrigado, e espero sua resposta...
    Roberto
    rdpfer@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Meu manual é indicado para qualquer luneta de qualquer arma! E é super explicativo,pois vem com muitas fotos coloridas,instruções e dicas sobre como calibrar corretamente sua luneta.O manual custa apenas 20 reais e vc não paga frete!
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. wsniper,bom dia aqui é o Marinho. O que vc me diz da luneta Bushnnel Elite 4200 6x24x40 Mildot? O seu manual trata dessa luneta também? abraço, fico no aguardo...
    email mcicerodesousa@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  22. estou com um problema comprei uma carabina hatsan 125 e queria colocar uma luneta mas dizem que nenhuma luneta esta aguentando a pressão desta arma dizem que esta discolando a lente e outros que o problema esta no suporte tem que ser um de alta-pressão voce pode me ajudar se pode qual a luneta voce me recomenda

    ResponderExcluir
  23. Se vc não sabe calibrar a luneta,compre nosso manual.
    Quanto a melhor luneta para uma hatsan 125,indico uma nikko ou Tasco. Se quiser red dot especial,compre o nosso que está anunciando aquí no site!

    ResponderExcluir
  24. Cavalini

    Boa tarde

    Comprei uma cbc montenegro 4,5 std-gII gostaria de saber sua opinião sobre esta carabina e qual seria a melhor luneta para ela?

    ResponderExcluir
  25. boa tarde! comprei uma cbc monte negro 5.5 super G2 com luneta cbc 4x32!qual sua opinião sobre esta carabina?não to conseguindo regular á luneta com prescisão! qual o melor chumbo para distancia e penetração?vluuu...

    ResponderExcluir
  26. Tenho um rifle calibre 22 e gostaria de saber qual seria a melhor luneta para colocar em meu rifle .. sendo que atiro em distancias de até 250 metros ....

    ResponderExcluir
  27. LHE INDICO AS NOSSAS LUNETAS TASCO DE NOVE AUMENTOS E COM RETÍCULO ILUMINADO. COM ELAS VOCE PODERÁ ATIRAR ATÉ A DISTANCIAS MAIORES,DEPENDENDO DA ARMA.VEJA NOSSAS LUNETAS CLICANDO NO BANNER QUE TEM A IMAGEM DE UMA LUNETA LOGO NO INÍCIO DA PÁGINA!

    ResponderExcluir
  28. acabei de adquirir uma cbc nitro-x 1000 5.5mm gostaria de saber se a possibilidade de colocar uma luneta nela tasco ou red dot qual é a mais indica pois todos que pergunto me indicam não colocar dissem que vou gastar dinheiro por favor me de uma luz obrigado!!!!

    ResponderExcluir
  29. A mais indicada para sua arma é a luneta TASCO de nove aumentos. Esta luneta é show de bola. Temos esta luneta e enviamos para todo Brasil! Veja esta luneta clicando na propaganda que tem a imagem de uma luneta logo no início do site! Pedidos pelo e-mail wallacepoint@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  30. Boa noite Wsniper. Apareceu uma oportunidade de adquirir uma Bosile 4x32 sem uso por R$ 120. Vale o preço? Conhece esta marca (recomenda)? O vendedor disse ser da mesma empresa da tasco / riflescope. Procede? Obrigado.

    Leandro (rossi dione tradic 4,5)

    ResponderExcluir
  31. Ainda não conheço esta marca!
    Abraço

    ResponderExcluir
  32. ola amigo quero adiquirir uma leapers 8-32x50 para meu sniper 122.2 é umas boa luneta..obrigado pela atenção meu brother

    ResponderExcluir
  33. minha red dot n acende mais o ponto vermelho?alguem me informa como faço pra trocar a pilha?como abrir?

    ResponderExcluir
  34. boa tarde!
    tenho uma carabina de pressão "cbc f22 standart 5,5"e quero colocar uma luneta.
    axei uma TASCO 4X9X32, e gostaria de saber se ela e boa para esse tipo de carabina?
    e se ela é resistente prara esse tipo de carabina?
    obrigado!!
    meu email: tchelosaf@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  35. Marcelo,boa tarde!
    A cbc f22 tem muito recuo e isto faz qualquer luneta descalibrar facilmente.Somente uma mola gas ram resolveria este problema!
    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Marcelo,tenho uma CBC F22 Nitro 1000 Montenegro, e andei pesquisando e achei a luneta Nikko Stirling modelo gold Crown
    e soube que é resistente ao recuo com boa recepcão de luz procede essa informação, desde já agradeço !
    Estevam: São José, SC

    ResponderExcluir
  37. Estevam
    Nenhuma luneta para quieta numa cbc Nitro x 1000!
    Abraço

    ResponderExcluir
  38. Olá!
    Comprei uma CBC Nitro-X 1300 (gas ram) de 4,5mm, e o vendedor disse que essa arma não pode colocar luneta, pois ela quebra Lente e Retículo devido a potência. Fiquei decepcionado, pois quero uma luneta.
    É verdade isto?? Existe uma luneta para este modelo que comprei?? Qual me indicaria? Por favor me ajude. Um abraço

    ResponderExcluir
  39. Jarid
    Infelizmente isto é verdade!
    Vendemos as melhores lunetas,mas vc só poderá desfrutar disto se trocar de arma.Na nossa modesta opinião, As carabinas Nitro da cbc são extremamente caras pra tantos problemas que vem apresentando no Brasil inteiro,inclusive algumas tem até disparado sozinhas e isto eu já presenciei acontecer com pelo menos três armas!
    Abraço

    ResponderExcluir
  40. Olá, primeiramente, parabéns pelo site e instruções bem detalhadas (serviço de profissional mesmo.)
    Bem, aí vai minha dúvida, tô passando da categoria pistola em apartamento (caça ao pombo, heheh) para a categoria carabina-todo terreno.
    Adquiri uma Tasco 3-9x40, pensando em comprar uma crosman 1077 (CO2) mas vi depois que a potência dela não chega a 200m/s
    Então pergunto a voces, qual a melhor opção pra ser usada com essa luneta (gastando entre 800 e 1200 dilmas) OBS. minha intenção é tiro ao alvo e animais pequenos "rato/pombo" entre 5m e 30m.
    Aconselhariam a crosman mesmo, ou outra?
    Obrigado!
    [ felipeffnh@hotmail.com ]

    ResponderExcluir
  41. Amigo
    Para adquirir o manual que ensina a calibrar luneta e qualquer tipo de mira é só entrar em contato comigo pelo e-mail wallacepoint@hotmail.com
    Abraço

    ResponderExcluir
  42. Carlos
    Dê uma lida melhor no site,pois já há muitos comentários a respeito disto!
    Abraço

    ResponderExcluir
  43. Tenho um CBC nitro 1000/calibre 5.5 e uma Red Dot Tasco, mas vendo seus comentários neste site(que por sinal é muito bom)essa carabina não aceita bem lunetas é verdade? Qual sua opinião sobre essa carabina?
    Eduardo, c1seguranca@hotmail.com

    ResponderExcluir
  44. Amigo
    Nosso manual explica tudo sobre as diferentes carabinas e respectivas lunetas compatíveis.
    Abraço

    ResponderExcluir
  45. Elson e demais atiradores
    Aguardem muito em breve aquí no site o lançamento de um livro de minha autoria ensinando as melhores técnicas de tiro com mira aberta e luneta e a histária das armas de ar comprimido no Brasil e no mundo!
    Abraço e saudações a todos atiradores!

    ResponderExcluir
  46. Como as lenetas não são boas para a cbc nitro x1000 qual red dote voce indicaria ?
    ehenriqueb@hotmail.com

    ResponderExcluir
  47. Para instalar luneta e red dot na carabina de pressão cbc nitro x-1000 ou Hatsan 125, você deve dominar a técnica de instalação deste tipo de aparelho. Geralmente a luneta quebra porque foi mal instalada. Nosso livro " O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO" Além de ensinar as principais técnicas de tiro com carabina e pistola, ensina a instalar lunetas em carabinas de pressão potentes(categoria magnum). Aquí mesmo nesta página você pode ver nosso livro!
    Abraço a todos atiradores

    ResponderExcluir
  48. tenho uma luneta nikko 4x32 AO, quero estou pensando em adquirir uma cbc f22 stander 5.5, teria algum problema para usar esse tipo de luneta? e como faço para aprender a regular a luneta na arma?

    ResponderExcluir
  49. boa tarde, eu encontro o livro em livrarias autorizadas? Thomaz (nitro x 900 soft action)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde,Thomaz!
      O nosso livro sobre armas de pressão e técnicas de tiro é e-book(livro digital) e é vendido exclusivamente pelo nosso site. Assim é mais prático e rápido, pois enviamos o material imediatamente para seu e-mail e aí é só vc baixar o livro no seu computador ou pendrive, sem pagar frete.
      Abraço

      Excluir
  50. Eu tenho uma SAG AR1000 MAGNUM a mola, qual luneta mais adequada para esse tipo de arma?Pois fiquei sabendo que esse tipo quebra muito as lunetas isso é verdade?
    Tonsilva. tonsilva05@gmail.com

    ResponderExcluir
  51. alquem de vcs sabem se a LUNETA 4X32 GOLD CROWN - NIKKO STIRLING e boa para tiros de distancias longas epode me dizer qual e a distancia maxima de foco que ela tem

    ResponderExcluir
  52. ola, site top! queria saber se a carabina beeman é boa modelo 1074, cuja potencia e rasoavel e tb aceita luneta, pretendo mudar para uma de 3x9x40. queria uma nitro 1000 mas ta dando bo. sds gsr@univali.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este modelo da Beeman é preciso e tem potência razoavel. É uma boa arma sim!
      Abraço e continue prestigiando nosso site,pois neste espaço, todos atiradores são bem vindos!

      Excluir
  53. luneta é de uso restrito ou liberado? pois para todos que pergunto dizem que é liberado,mas fui parado por um policial militar rodoviario é ele tomou minha luneta agora estou com medo de comprar outra .email francieli.cuba@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parceiro
      Se a luneta não foi levada pra delegacia, Provavelmente o policial quis mesmo foi se apoderar do seu objeto. Infelizmente é este o país no qual vivemos.
      Na prática, as lunetas até 5 aumentos são totalmente liberadas. Lunetas com zoom superior a isto é que são de uso restrito.
      Abraço e bons tiros

      Excluir
  54. caio leonardo .r dias19 de maio de 2012 às 21:17

    tenho uma carabina cbc nitro x 1000 e gostaria muito de colocar uma luneta! ja ouvi comentarios que não da pra colocar? é verdade? me ajude ? vi varias igual a minha com lunetas da hora! qual de comprar? que mont devo usar? um forte abraço e parabens pelo seu trabalho!!! tenho carabina a mais de 30 anos uma que era do meu avo(uma velhinha de 4.5 e comprei essa nova agora) ate mais espero que me ajude!! 20/05/2012 as 01:16 da madruga!!ahahah!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Caio!
      É claro que dá pra instalar luneta na carabina de pressão CBC nitro x-1000. Basta apenas ter a técnica certa para instalar e calibrar a luneta neste tipo de carabina. É justamente esta,uma das coisas que meu livro sobre carabinas de pressão ensina. Meu livro também ensina as principais técnicas de tiro com carabina e pistola etc. etc. Dê uma olhada aquí no site que vc encontra um banner falando tudo sobre nosso livro.
      Abraço e bons tiros!

      Excluir
  55. Tenho um rifle cbc 122 calibre .22. Queria saber se a Luneta tasco 9*40 é boa pra essa arma.... aguardo resposta urgente...

    ResponderExcluir
  56. nobre wsniper,comprei a pouco uma cbc f22 g2 5.5 e uma luneta nikko stirling gold crow...Aqui entre "nós",adeptos do tiro esportivo,essa combinação vale a pena?desde já lhe agradeço e lhe prestigio....obrigado!
    geonovaaventura@hotmail.com

    ResponderExcluir
  57. Esta combinação é apenas regular. Se vc gosta realmente de tiro, procure outra carabina melhor! Grato pelo prestígio e um abraço

    ResponderExcluir
  58. ola wsniper! acabei de adquirir uma hatsan 125 sniper, gostaria de saber se tem algum tipo de luneta q para nela sem a troca da mola por gaz ram?.... obrigado
    endrioelf@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe sim, mas, para instalar luneta em carabinas de pressão de alta potência como a Hatsan 125 e a CBC nitro six, além da compra de uma boa luneta, o mais importante é a forma como vc instala e calibra a luneta na arma. Nosso livro " O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO" além de ensinar as principais tecnicas de tiro com pistola e carabina, ainda ensina detalhadamente como instalar e calibrar luneta em qualquer tipo de arma. O livro pode ser pedido através do e-mail wsniper@hotmail.com.br
      Abraço e bons tiros

      Excluir
  59. wsniper eu queria saber c a luneta tasco 3x9x40 aguenta em uma cbc 900 5,5 ou uma 1000 5,5 ? pois pretendo trocar a carabina q tenho por uma dessas !! agradeço

    ResponderExcluir
  60. Lucas
    Certamente a luneta em questão funciona bem nas armas que vc pretende comprar. Agora,pra que funcione perfeitamente, o equipamento deve ser instalado e calibrado de forma correta e isto nosso livro "O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO, HISTÓRIA & TÉCNICAS DE TIRO ensina passo a passo. Pedidos pelo e-mail wsniper@hotmail.com.br
    Abraço

    ResponderExcluir
  61. Olá

    Vc tem esse livro em pdf, para enviar por email apos o pagamento?

    ResponderExcluir
  62. Bom dia, gostaria de saber qual é a melhor luneta para tiro à distancia em uma PCP Hatsan Elite? Onde consigo comprar?

    Att.,

    Carlos Henrique - chmovel@terra.com.br

    ResponderExcluir
  63. Bom dia, Carlos
    Uma Tasco 3x9x40 já resolve seu problema! Dê uma pesquisada na net para encontrar a melhor oferta!

    ResponderExcluir
  64. Carabina de pressão CBC Nitro X 1000 - 5,5mm e quero saber se eu colocar um Red Dot CBC 1x30 corro risco alto de quebra-lo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende de como instalar! O Livro "O fascinante mundo das armas de pressão" que vc encontra aquí no site, ensina passo a passo como instalar e calibrar red dot e luneta em armas de pressão de alta potência(magno) como é o caso da sua carabina CBC Nitro x-1000.
      Abraço

      Excluir
  65. Caro Wsniper,
    Comprei uma Hatsan 125 Sniper com gas ram de 75kg.
    Qual luneta é ideal para essa menina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Leonardo
      Para instalar e calibrar luneta em carabinas de pressão potentes como a sua existe uma técnica específica. Tudo isto ensinamos no nosso livro "O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO" que você encontra aquí mesmo nesta página! Nosso livro também ensina as melhores técnicas de tiro!
      Forte abraço

      Excluir
  66. Olá Wsniper, vc acha que a rossi dione new black é uma boa carabina e se combina com a luneta cbc 4x32? é minha primeira carabina e tenho muitas duvidas a respeito.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. Bruno, A carabina Rossi é boa pra iniciante e é compatível com esta luneta da CBC sim. Agora tudo depende da forma como vc instala e calibra a luneta! Isto e as principais técnicas de tiro vc conhece lendo nosso livro "O Fascinante mundo das Armas de Pressão" a venda neste site! Abraço

    ResponderExcluir
  68. ola bom dia wsniper, comprei uma cbc nitro six 6.0, gostaria de saber qual luneta luneta compro pra ela. meu email é jeffersonbee20@hotmail.com

    grato aguardo resposta.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jefferson, já enviei resposta pro seu email!
      Abraço

      Excluir
    2. Olá caro amigo Wsniper, Também gostaria de saber qual luneta eu poderia instalar na minha nitro six. Percebi que o Red Dot não me seria muito viável.

      Excluir
  69. ola a luneta sniper 3-9x40eg e uma boa luneta oque voce acha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa luneta, mas, o maior segredo é na instalação e na forma de calibrar a luneta na sua carabina. Nosso livro mostra passo a passo, de forma bem prática, como calibrar lunetas e qualquer tipo de mira!
      Se você gosta de atirar, conheça as melhores técnicas de tiro com carabina e pistola. São verdadeiras aulas de tiro muito bem explicadas, com muitas fotos e imagens. Tudo muito fácil de compreender. Acesse o link http://tirocentral.blogspot.com.br/2011/06/lancamento-de-livro-sobre-o-mundo-das.html

      Excluir
  70. olá meu nome é Silvio,
    tenho uma carabina cbc nitro advanced 5.5mm, queria comprar uma luneta para ela boa e não muito car, vi uma rifle por 300 reais, seria uma boa aquisição?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Silvio!
      Não é uma boa opção pra sua arma.
      Em armas potentes, além da luneta adequeda, vc deve saber instalar e calibrar corretamente a luneta.E isto é uma das coisas que vc vai ver no nosso livro "O fascinante mundo das armas de pressão" que vc encontra aquí mesmo no nosso site!
      Abraço

      Excluir
  71. eu não consigo ajustar minha luneta sniper 3x9x40. me ajude ! como devo fazer , pois o reticulo não se meche qndo estou vendo pela luneta , como devo ajustar a mira . ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É justamente pra que o atirador aprenda a calibrar qualquer tipo de luneta e mira e aprenda as melhores técnicas de tiro que fizemos este livro: http://tirocentral.blogspot.com.br/2011/06/lancamento-de-livro-sobre-o-mundo-das.html

      Excluir
  72. Parabéns pelo blog. Comprei recentemente uma CBC nitro x1000 5.5, ganhei do meu irmão uma luneta riflescope titan 4x 32 com retículo iluminado. Essa luneta aguenta o tranco da x1000?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Apolinário! Esta luneta não é compatível com a sua carabina!
      Abraço

      Excluir
  73. Boa tarde Wsniper, tenho uma cbc nitro six 6.0 e uma luneta sniper 3-9x40 eg. ela vai aguentar? se não qual luneta usar nessa carabina? email texdam@hotmail.com

    Grato desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Reinaldo
      Sua luneta não suportará o recuo da CBC nitro six. Você tem que adquirir uma luneta especial e instalar da forma correta. Isto e muito mais, você vê no nosso livro "O FASCINANTE MUNDO DAS ARMAS DE PRESSÃO & FOGO" que você encontra aquí mesmo, nesta página do nosso site!
      Forte abraço e boa sorte!

      Excluir
  74. bom dia wsniper, tenho uma cbc 5,5 standard, acho ela uma boa arma, mas porem ela esta com uma luneta sniper 4x32 que desregula muito rapido em media com 15 disparos tenho que regular novamente gostaria de saber o porque e como solucionar cintrasilva29@gmail.com desde ja obrigado

    ResponderExcluir
  75. Bom dia Leonardo
    Conheça tudo sobre calibragem de luneta lendo nosso livro http://tirocentral.blogspot.com.br/2014/06/lancado-livro-completo-sobre-armas-de.html
    Abraço

    ResponderExcluir
  76. eu tenho uma cbc e nao consigo regulala e ja gastei 300 cnhos nela

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É só ler nosso livro no link http://tirocentral.blogspot.com.br/2014/06/lancado-livro-completo-sobre-armas-de.html

      Excluir
  77. Olá, meu nome é Miguel, tenho um Red Dot CBC instalado na CBC B 19-14 mas não consigo uma precisão como com a luneta. Será que instalei longe demais (no meio do trilho) ou seria necessário instalar no final do trilho, mais próximo do olho para obter uma melhor performance? (Miguel_master02@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  78. Olá Miguel! Aprenda a calibrar luneta e red dot lendo nosso livro "O Fascinante Mundo das Armas de pressão & Fogo" que você encontra no link: http://tirocentral.blogspot.com.br/2014/06/lancado-livro-completo-sobre-armas-de.html

    ResponderExcluir
  79. Olá wsniper, tenho uma SAG AR1000, considero ela uma boa arma, mas agora quero colocar uma luneta nela. O que você indicaria? que tenha um bom custo benefício. Será que a 4x32 é compatível? aguardo, abraço Djones djroesler@hotmail.com

    ResponderExcluir
  80. tenho nitro x 1000 qual luneta e assessorios posso usa la...pois testei lunetas seladas a nitrogenio e todas quebrou reticulo...

    ResponderExcluir
  81. Boa tarde Djones e Marcel! Armas de pressão potentes necessitam de luneta específica e uma forma adequada de instalação e calibragem! Para vocês conhecerem tudo que devem saber sobre armas de fogo e pressão, tiro esportivo e calibragem de lunetas e miras, é só lerem nosso livro no site: http://tirocentral.com/LIVRO-SOBRE-ARMAS--and--TIRO.php
    Forte abraço

    ResponderExcluir
  82. Ainda tem o manual?
    Se tiver me mande um email
    Franquilin.correa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  83. Ola Wsniper bom dia!eu já acompanho seu blog a muito tempo, já tirei muitas duvidas aqui, e muito bom esse trabalho que vc vem fazendo,tenho duas carabinas de pressão uma pcp AT44 com luneta 4x32 e uma Benjamim trail npxl ambas 5.5 eu posso transitar com elas com essas lunetas 4x32 com capa no porta malas do meu carro de um lugar para outro sem ter CR ou GT?tenho nota fiscal de tudo a pcp segue a mesma legislação ou é diferente das de mola?desde ja obrigado,velosodf@gmail.com

    ResponderExcluir
  84. boa noite, por favor qual a melhor forma de regular uma luneta 3x9x40 em uma puma 38, sem a necessidade de vários disparos. comprei um colimador mas infelizmente o mesmo chegou com defeito

    ResponderExcluir
  85. boa noite, pode me informar como regular uma luneta em carabina puma 38 sem o uso de vários disparo, tentei com um colimador , mas o mesmo chegou danificado

    ResponderExcluir

PARTICIPE! COMENTE!
FAVOR DEIXAR SEU NOME E E-MAIL NO FINAL DO SEU COMENTÁRIO!