quarta-feira, 15 de maio de 2013

COMPARAÇÃO ENTRE UM RIFLE .22 CIRCULAR E UMA CARABINA DE PRESSÃO CAL. 5,5mm

O tiro de uma carabina de pressão calibre 5,5mm(.22) é semelhante ao tiro de um rifle .22 de fogo?

Esta é uma pergunta que me fazem com muita frequência! E como procuro manter meus leitores sempre muito bem informados, nesta matéria, vamos esclarecer esta dúvida que mexe com a cabeça de muitos atiradores no Brasil e no mundo.

Hoje em dia, tudo é comércio e, desde o surgimento no Brasil das carabinas de pressão cal. 5,5mm, muitos atiradores, embalados pela propaganda e pela campanha do desarmamento, passaram a utilizar estas carabinas de pressão em substituição aos rifles de calibre .22 circular. Isto também porque, é normal ouvirmos alguns lojistas e vendedores de armas e equipamentos esportivos, garantirem que "O tiro de uma carabina de pressão 5,5mm é equivalente ao tiro de um rifle .22"; E esta afirmação é completamente falsa, porquê, embora o diâmetro destes calibres seja semelhante, a diferença entre os dois projéteis é gritante, e isto fica claro na foto que postei acima.

Só pra você ter uma ideia, o projétil do cartucho .22 circular de fogo pesa cerca de 40 grains. Quase o triplo de um chumbinho 5,5mm, que pesa em média 15 grains. Com relação a energia(velocidade), um chumbinho 5,5mm, impulsionado por uma carabina de pressão de alta potência(magnum), atinge em média 300m/s, enquanto o projetil do cartucho .22 atinge velocidades entre 350 e 450m/s. Baseados em estudos técnicos e de balística feitos por mim, afirmo que uma carabina de pressão cal. 5,5mm de altíssima potência, com um chumbinho pesado de 22 grains, possui tiro com energia aproximada de 60 joules, enquanto que um bom rifle .22, com munição de 40 grains, possui tiro que atinge facilmente os 250 joules. Com um bom rifle .22, munição adequada e uma "BOA TÉCNICA DE TIRO", você poderá atingir alvos a longas distâncias que podem chegar facilmente aos 500 metros; Algo impensável para qualquer arma de pressão no mundo!Portanto é correto apenas afirmar que uma carabina de pressão de alta potência no cal. 5,5mm é a arma de pressão que mais se aproxima de uma arma de fogo, pois na realidade, esta arma de pressão tem apenas 25% da potência de um rifle .22 de fogo. Ao dissertar sobre este mito, não estou desmerecendo nenhuma das duas classes; Continuo apaixonado pelo tiro com arma de pressão! Estou apenas mostrando, de forma técnica, as reais diferenças entre os dois calibres, mesmo porque, são armas de classes diferentes,cada uma com a sua finalidade.
Uma obra completa sobre este fantástico mundo, com tudo que você precisa conhecer sobre armas de fogo e pressão.Um livro técnico e que Fala tudo sobre todos sistemas de armas de pressão e de fogo, com detalhes, avaliações técnicas e muitas imagens. É indicado para qualquer atirador iniciante ou experiente, pois explica tudo de forma bem objetiva e fácil de compreender. Além do mais, ensina as principais técnicas de tiro com carabina e pistola e ensina a calibrar qualquer luneta e mira aberta. Inclusive ensina até a fazer um estande para tiro com armas de pressão, gastando muito pouco! Uma verdadeira viagem pelo mundo das armas, com 34 capítulos distribuídos em mais de 300 páginas,Numa obra jamais antes vista e que vai lhe prender e fascinar,desde a primeira até a última página. Dentre dezenas de outros assuntos, você verá como escolher a melhor arma; O calibre ideal para defesa; Armazenamento de munição; Tipos de mira; O silenciador (supressor de ruídos); Armas que marcaram a história; As armas do atirador de elite e muito mais. Adquirindo nosso livro,você ainda leva grátis o manual de lubrificação e conservação de armas de pressão, que ensina a manter sua arma sempre nova.
Nosso livro é técnico e ao mesmo tempo uma aula de história, mostrando,desde a mais primitiva até a mais moderna arma de todos os tempos,que atira praticamente sozinha. Você vai se emocionar com a história das principais armas e seus personagens, narradas de uma forma única! Lendo nosso livro, você também terá uma verdadeira aula de tiro, explicada de forma bem clara, objetiva e direta, com muitas imagens, macetes e dicas!
*PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br
*Dentre alguns outros títulos, o autor é primeiro colocado geral na matéria TIRO (armas de fogo diversas),em curso de formação na ACADEPOL/PA (Academia de Polícia Civil/89); Campeão do torneio de tiro de carabina de ar com luneta do CTEGP/2010 e medalhista na terceira etapa nacional de tiro virtual/2012, na categoria ATIRADOR CLASSE A, carabina de ar mira aberta, silhueta metálica a 25 metros
PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br

10 comentários:

  1. Amigo gostei muito da sua matéria e gostaria de saber a potência da carabina de pressão 6.0. Que tipo de animal eu conseguiria abater com uma carabina dessas? Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Ola , tem muitas duvidas sobre as carabinas . na real preciso de uma arma para defesa no sítio . Sera que vale apena compra uma carabina 5.5 para min defender ? Ou e perca de tempo ???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. Se a finalidade for defesa pessoal, esqueça armas de pressão! Abraço

      Excluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir

PARTICIPE! COMENTE!
FAVOR DEIXAR SEU NOME E E-MAIL NO FINAL DO SEU COMENTÁRIO!