segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Carabina Urko .22LR: Mais uma raridade do mundo das armas de fogo.

Um amigo colecionador me apresentou esta raridade pra teste. Ao examinar a arma, para minha surpresa, constatei se tratar de um rifle Urko .22, provavelmente fabricado na década de 1970, período em que esta fábrica de armas estava a todo vapor. Hoje em dia, a saudosa Urko produz apenas carabinas de pressão. Segundo um amigo, o proprietário da Urko teria afirmado que parou de produzir armas de fogo em virtude das restrições e perseguições do governo federal. Porém teria guardado todo seu ferramental para que, se um dia este estado de coisas mudar, possa voltar a ativa. A Urko fazia parte da também antiga fábrica FAM(Fábrica de Armas Modernas) de tentora da extinta marca de revólveres "CARAMURÚ". Nesta matéria, vou mostrar a arma detalhadamente e avalia-la só pra você,que prestigia o "TIROCENTRAL".
Este rifle de repetição utiliza o sistema Mauser(ferrolho) e possui carregador com capacidade para 10 cartuchos. Este técnico ainda não havia visto um exemplar desta arma. Normalmente, os rifles Urko .22 que conhecí, todos eram semi automáticos.
A imagem com zoom mostra a marca impressa no guarda-mato e suporte.
O carregador tem abertura lateral que permite a fácil contagem dos cartuchos;O que é muito importante durante o lazer ou uma prova de tiro, por exemplo.
A câmara da arma aberta mostra o elevador do carregador vermelho, indicando que a arma está desmuniciada.
Momento exato em que o ferrolho conduz um cartucho do carregador para a câmara do rifle.
Após analisar cuidadosamente o rifle Urko calibre .22, partimos para os testes de tiro. Particularmente gosto de testar rifles deste calibre efetuando tiros a longas distâncias e com mira aberta, que é o maior desafio, tanto para a arma, quanto para o atirador. O resultado foi fantástico:Atingimos com precisão alvos a 100 e 150 metros,Tarefa difícil para um rifle nacional. Para ilustrar mais ainda a matéria, muito em breve, vou editar e postar aquí o vídeo com todos testes de tiro. Pra começar, após a calibragem do Urko, como aperitivo, acertei logo um pequeno alvo(latinha) a 80 metros de distância, utilizando apenas a mira aberta,sem qualquer apoio. Está aí o 1º vídeo: Aguarde mais vídeos e Até a próxima!
Uma obra completa sobre este fantástico mundo, com tudo que você precisa conhecer sobre armas de fogo e pressão.Um livro técnico e que Fala tudo sobre todos sistemas de armas de pressão e de fogo, com detalhes, avaliações técnicas e muitas imagens. É indicado para qualquer atirador iniciante ou experiente, pois explica tudo de forma bem objetiva e fácil de compreender. Além do mais, ensina as principais técnicas de tiro com carabina e pistola e ensina a calibrar qualquer luneta e mira aberta. Inclusive ensina até a fazer um estande para tiro com armas de pressão, gastando muito pouco! Uma verdadeira viagem pelo mundo das armas, com 34 capítulos distribuídos em mais de 300 páginas,Numa obra jamais antes vista e que vai lhe prender e fascinar,desde a primeira até a última página. Dentre dezenas de outros assuntos, você verá como escolher a melhor arma; O calibre ideal para defesa; Armazenamento de munição; Tipos de mira; O silenciador (supressor de ruídos); Armas que marcaram a história; As armas do atirador de elite e muito mais. Adquirindo nosso livro,você ainda leva grátis o manual de lubrificação e conservação de armas de pressão, que ensina a manter sua arma sempre nova.
Nosso livro é técnico e ao mesmo tempo uma aula de história, mostrando,desde a mais primitiva até a mais moderna arma de todos os tempos,que atira praticamente sozinha. Você vai se emocionar com a história das principais armas e seus personagens, narradas de uma forma única! Lendo nosso livro, você também terá uma verdadeira aula de tiro, explicada de forma bem clara, objetiva e direta, com muitas imagens, macetes e dicas!
*PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br
*Dentre alguns outros títulos, o autor é primeiro colocado geral na matéria TIRO (armas de fogo diversas),em curso de formação na ACADEPOL/PA (Academia de Polícia Civil/89); Campeão do torneio de tiro de carabina de ar com luneta do CTEGP/2010 e medalhista na terceira etapa nacional de tiro virtual/2012, na categoria ATIRADOR CLASSE A, carabina de ar mira aberta, silhueta metálica a 25 metros
PEDIDOS EXCLUSIVAMENTE ATRAVÉS DO E-MAIL wsniper@hotmail.com.br

19 comentários:

  1. Bom dia..
    Vendo esta linda arma, não posso deixar de alguns comentários, sendo que também possuo uma.
    1º A minha veio com um carregador para 15 cartuchos e não é vazado, como na 2ª foto.
    2º A alça de mira que aparece nas fotos 3 e 4, foi trocada, pois a original é fixa e massa de mira que aparece na foto no inicio da matéria, tb foi trocada.
    Se quiser posso enviar fotos detalhada de minha arma.
    Possuo também uma Remington Speedymaster modelo 241 semi automática em calibre ,22 short e uma Winchester 1094 ferrolho "de um só tiro".
    Abraços
    Eduard

    ResponderExcluir
  2. Olá Eduard!
    Esta arma estava havia décadas na casa de um militar e foi toda reformada. O carregador foi adaptado, porém ficou perfeito e a mira a qual vc se referiu é fibra ótica de ultima geração, o que melhora em muito o enquadramento da mira, principalmente em ambiente com pouca luz.
    Abraço e parabéns pelas suas armas!

    ResponderExcluir
  3. amigos também tenho uma dessas arma muito boa, pra idade, preciso de ajuda quanto ao carregador dela, a parte que segura o mesmo foi quebrada,e perderam o carregador dela original, alguém poderia tirar fotos detalhadas, dessa parte pra mim e mandar para esse e-mail? carlinhosblack666@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  4. Este carregador não existe mais no mercado! A solução é adaptar um outro que funciona perfeitamente, como feito nesta restauração!

    ResponderExcluir
  5. tenho um rifre urko semi automatico ta com a mola fraca ; so que ele e todo fechado sera que existe possibilidade de trocar a mola alguem me ajuda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estou com o mesmo problema conseguiu resolver o seu?
      thiago.enf.dr@gmail.com vlw abç.

      Excluir
    2. Fera na verdade ele tem uma rosca na parte de trás se olhar bem tem uma linha fina foi postado um vídeo no YouTube só colocar ukco cal 22, agora minha dúvida é onde encontrar a mola kkkk

      Excluir
  6. Preciso de um carregador para o meu rifle, há possibilidade de fazer um carregador desse para mim?
    tito.fabricio@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tito, procure um armeiro aí na sua cidade que ele pode fazer esta adaptação em um carregador da cbc, porque original Urko não vende mais!

      Excluir
  7. Alguém tem o desenho da 22lr semiautomática

    ResponderExcluir
  8. Alguém teria o desenho da 22 lr urko semi-automatico para que possa restaurar alguma peças, se algem tiver favor me enviar no email Ivan@romagnole.com.br, obrigado.

    ResponderExcluir
  9. Alguém poderia, por favor, dizer-me o modelo pois conheço uma dessas praticamente original e queria mais informações sobre a arma, obrigado!!

    ResponderExcluir
  10. Tenho um rifle urko 38 e ele não tem a mira a alça de mira só a massa de mira alguém pode me manda uma foto ou oq devo fazer pra colocar uma alça de mira ou uma que possa substituila

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  12. Ola amigo Boa tarde eu tenho uma raridade dessas não sei o modelo só sei que precisa de um guarda mato sabe como fazer pra adiquir um

    ResponderExcluir
  13. Eu tenho uma urko 22 quero saber quanto é o valor de venda

    ResponderExcluir

PARTICIPE! COMENTE!
FAVOR DEIXAR SEU NOME E E-MAIL NO FINAL DO SEU COMENTÁRIO!